Instruções

Instruções aos autores: Como publicar na Contemporânea?

1. Contemporânea – Psicanálise e Transdisciplinaridade publica trabalhos inéditos, direta ou indiretamente relacionados a projetos editoriais específicos na área das ciências humanas aplicadas à saúde mental, com ênfase em psicanálise clássica, psicanálise das configurações vinculares e transdisciplinaridade (neurociênca, em especial, neuropsicanálise). Trata-se de uma revista de divulgação científico-cultural, semestral, que publica resultados de pesquisas de campo, reflexões, discussões, conferências, resumos de monografias, dissertações e teses feitas no Brasil e no exterior, para um público amplo e heterogêneo interessado, a partir de sua práxis, nos cuidados do homem e suas circunstâncias. Os leitores alvos são estudantes universitários, graduados em ciências da saúde e leigos que não dominam, necessariamente, seus conceitos básicos. Os textos da revista exigem, portanto, clareza, singeleza e empatia.

2. Contemporânea publica trabalhos nas seguintes seções: revisões – artigos envolvendo tópicos definidos, cuja bibliografia é revisada e submetida à análise temática particular a partir de parâmetros do autor; pontos de vista – artigos que comentam novas idéias com a perspectiva de novos desenvolvimentos; relatos de pesquisa – artigos empíricos com resultados de monografias, dissertações ou teses; resenhas; comunicações breves; arte, poesia e literatura sempre que vinculado a missão de Contemporânea; entrevistas e conferência. O autor deverá indicar em que seção deseja sua publicação.

3. Os estudos devem ser enviados para publicação à Editoria via correio eletrônico: revistapsicontemporanea@gmail.com. Os artigos serão recebidos e encaminhados para o Conselho Editorial a critério da Editoria.

4. O texto deverá ter uma introdução – o termo introdução poderá ou não estar indicado – onde deverá estar claro qual o objetivo do estudo e o que motiva o autor. Um segundo momento do artigo é o desenvolvimento, quando não se recomenda colocar o termo – onde se demonstra a posição atual do problema, os conceitos correntes usados no estudo bem como a revisão da bibliografia a propósito do tema. No desenvolvimento deverá estar material e métodos e instrumentos para o caso de pesquisa de campo. Seguir-se-á de resultados e, então, de discussão, onde o autor contrastará seus achados com o que foi descrito em desenvolvimento e, no encerramento, conclusões. Com base nessa avaliação formal, pode ser solicitada uma segunda versão ao autor. Os artigos aprovados são selecionados para publicação de acordo com a programação editorial temática da revista.

5. As referências bibliográficas, localizadas no final do artigo, em ordem alfabética, têm de respeitar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR-6023:2002. A exatidão das referências e a correta citação no texto devem ser cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação. No caso de comentários, as referências poderão ser feitas em nota de rodapé. Quadros, tabelas, gráficos e figuras ficam inseridos no corpo do texto, com as respectivas legendas.

6. Alguns itens a serem observados na escrita: aspas duplas somente para citações diretas inseridas no corpo do texto quando não ultrapassarem três linhas; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações; os textos devem ser salvos no formato Word, com enter apenas no fim dos parágrafos e após títulos, subtítulos etc.

7. As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx) – neste último, em caso de citação direta. Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, anoa). As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, com letra em fonte 10, sem aspas, a 4 cm da margem esquerda e digitadas em espaço simples.

8. Parâmetros a serem respeitados em relação à formatação:

A.Papel: Tamanho A4 (21 x 29,7cm).
B.Fonte: Times New Roman, tamanho 12, incluindo Referências.
C.Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).
D.Espaçamento: Espaço: 1,5 ao longo do Corpo do Texto e Referências. Utilizar espaçamento simples em tabelas, figuras, resumo e citações diretas com mais de três linhas.
E.Alinhamento: justificado

9. A apresentação do manuscrito deve apresentar a seguinte ordem:

A. Folha de rosto sem identificação: título em português (máximo 15 palavras, letra minúscula, centralizado) e o título em inglês compatível com o título em português, em negrito.

B. Folha de rosto com identificação: título em português (máximo 15 palavras, letra minúscula, centralizado) e o título em inglês compatível com o título em português – em negrito. Nome completo do(s) autor(es) na margem direita; nota de rodapé com titulação e afiliação; quando se tratar de trabalho apresentado em evento informar em nota de rodapé. Endereço para correspondência e endereço eletrônico do autor.

C. Resumo: Parágrafo com não mais que 150 palavras (ou 960 caracteres incluindo-se pontuação e espaços), espaçamento simples, com o título Resumo alinhado à esquerda, em negrito, na primeira linha abaixo do cabeçalho. Ao fim do resumo, listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula), preferencialmente derivadas da Biblioteca Virtual em Saúde.

D. Abstract: Na mesma página do Resumo, a sua versão em inglês, que deve ser fiel ao resumo em português. A tradução deve preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical inglês. Este é um item muito importante do seu trabalho, pois em caso de publicação estará disponível nos indexadores da revista. O Abstract deve ser seguido das keywords (versão em inglês das palavras-chave). Deverá ser apresentado com espaçamento simples e com o título Abstract com alinhamento à esquerda em negrito.

E. Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página e seus títulos devem estar alinhados à esquerda, em negrito e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula. Os subtítulos das subseções devem estar em itálico e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula. As palavras Figura, Tabela, Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem.

F. Referências: Inserir este título centralizado, em negrito, ao final do corpo do texto. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da ABNT. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo.

A seguir, alguns exemplos de como proceder:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título. Local: Programa de Pós Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em nome da área) ou Tese (Doutorado em nome da área).

Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em: Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

10. Os artigos recebidos são apreciados pelo Conselho Editorial, mantendo-se em sigilo a autoria dos textos. A revisão por pares é feita às cegas, ou seja, os revisores não têm acesso aos nomes dos autores bem como estes não têm acesso ao nome dos revisores.

11. O Conselho reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos encaminhados, bem como recusar artigo em relação ao qual foram solicitadas alterações e essas não foram atendidas. Nestes casos, necessariamente, a Editoria justificará sua posição.

12. Os artigos publicados terão seu conteúdo sob inteira responsabilidade dos seus autores; nenhum destes conteúdos, exceto se claramente explicitado, estará representando a posição oficial do Contemporâneo – Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade.

13. Os autores autorizam a publicação on-line e sua plena disponibilização aos leitores.